O que é um autotransformador e como funciona?
O que é um autotransformador?
O autotransformador está presente em diversos sistemas e equipamentos elétricos. Trata-se de uma solução compacta, ideal para converter a energia da rede elétrica em uma tensão que atenda às necessidades de funcionamento de cada dispositivo.
Quer saber mais sobre o assunto? Continue a leitura e conheça os principais pontos sobre o funcionamento de um autotransformador.
O que é um autotransformador?
A rede elétrica fornece às instalações tensões diferentes daquelas que a maioria dos dispositivos eletrônicos necessita para funcionar. Diante disso, para possibilitar bom desempenho e evitar a queima dos aparelhos, é essencial contar com um autotransformador.
A função do autotransformador é identificar qual é a tensão fornecida pela rede elétrica e qual é a voltagem que o equipamento suporta. Através dessa avaliação, o autotransformador converte a corrente que está entrando, de modo a evitar sobrecarga ou falta de energia.
Aplicações: saiba onde utilizar um autotransformador
Por desempenhar uma função essencial para o funcionamento dos dispositivos eletrônicos, o autotransformador é requisitado em diversos projetos. Entre os quais estão:
- Motores de máquinas industriais de pequeno e médio porte
- Equipamentos variados, como eletrodomésticos, brinquedos, bombas de água, moedores, micro-ondas e outros
- Sistemas de iluminação de comércios e indústrias
- Estabilizadores de tensão
- E muito mais
Como esse dispositivo funciona?
Trata-se de um dispositivo que serve para elevar ou abaixar o nível de tensão da rede. Para isso, é essencial que o autotransformador seja adequado à potência do equipamento.
Diferente do transformador que conta com dois enrolamentos, o autotransformador é capaz de converter a tensão elétrica através de um único enrolamento. Desse modo, o dispositivo é mais leve e compacto, além de apresentar custo inferior em relação ao transformador convencional.
Principais funcionalidades do autotransformador
- Dispõe de até duas tensões de entrada
- Não possui entrada e saída definidas
- Oferece elevado rendimento
- Tem potência maior do que a de um transformador equivalente
- Possui baixo índice de queda de tensão durante os trabalhos
Entretanto, por não contar com isolamento entre a rede e a carga, já que possui apenas uma bobina, o dispositivo não oferece proteção contra transientes. Isso significa que o autotransformador não é recomendado para aplicações onde há grande diferença entre a tensão da rede e a tensão do equipamento.
Conheça as vantagens de investir em autotransformador
Agora está na hora de conhecer quais são as vantagens que o autotransformador oferece aos sistemas em que está presente. A primeira diz respeito à proteção dos equipamentos elétricos, afinal, o dispositivo evita sobrecargas e curto-circuitos ocasionados por oscilações na tensão da rede. Ou seja, favorece o funcionamento e a durabilidade dos componentes do sistema.
Também é uma solução que proporciona segurança aos usuários, por impedir choques elétricos e assegurar proteção térmica.